Depois de conquistar a tão sonhada casa própria chega o momento de pensar na mobília e em tudo mais que envolve morar em um novo local. Mesmo que mudança não ocorra de imediato, você precisa se organizar para conseguir deixar tudo em ordem e dentro do prazo que estipulou. Pode parecer algo simples, mas muitas pessoas têm dificuldade em conseguir planejar essa etapa.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa.

1. Ckecklist
O primeiro passo é fazer um levantamento de tudo o que você vai precisar. Comece pelos eletros, pois eles são fundamentais para que o projeto dos móveis esteja bem alinhado. Determine se há algum desses equipamentos que você possui atualmente e irá reaproveitar na casa nova. Feito isso, foque nos demais. Além de definir quais serão os eletros a serem adquiridos, você precisa também escolher o modelo ou característica de cada um deles. Questões como a abertura da máquina de lavar (frontal ou superior); modelo do fogão (piso ou cooktop); a quantidade de serviços da máquina de lava-louça; o tamanho e modelo do refrigerador; tipo de forno elétrico e micro-ondas (embutir ou convencional); são detalhes que você necessita já ter em mente ou, até mesmo, decidido.

2. Cronograma de compras
Agora que você já sabe quais itens vai precisar, crie um cronograma de compras. Afinal, adquirir tudo de uma só vez pode desequilibrar as finanças e comprometer o orçamento. Monte uma tabela no computador ou anote num caderno mesmo. O importante é que você possa registrar o preço, frete e condições de cada uma das lojas para depois se decidir de qual irá comprar.

3. Elabore uma lista para pesquisar preços
Hoje existem dezenas de sites comparativos de preço que, com poucos cliques, mostram o valor de um mesmo produto em diferentes lojas. Essa é uma boa maneira de saber o preço médio daquilo que você está buscando. Fique atento(a) quanto ao custo do frete e desconfie de ofertas com preço muito abaixo dos demais. Se for comprar pela internet, opte sempre por lojas conhecidas e não se esqueça que, às vezes, negociar diretamente numa loja física, com pagamento à vista, pode render bons descontos.

4. Planeje a compra dos móveis
Se o imóvel que você comprou está em construção, não é necessário esperar pela entrega das chaves para fazer o projeto do mobiliário. Com as informações sobre o modelo dos eletrodomésticos, mais as medidas do apartamento, já é possível realizar o orçamento e projeto dos móveis. Quanto antes você se programar, mais fácil ficará o planejamento financeiro, já que atualmente existem muitas possibilidades de pagamento antecipado.

5. Dê preferência para móveis sob medida
Prefira planejar e projetar armários específicos e personalizados, pois proporcionam melhor aproveitamento do espaço do que comprar móveis prontos ou modulados, por exemplo. Um projeto de móvel sob medida permite que você amplie possibilidades e vá além do convencional; partindo para ambientes exclusivos e que atendam verdadeiramente a sua necessidade. Um projeto de móvel sob medida acaba se tornando uma extensão da personalidade e estilo de cada pessoa.

Ficou com alguma dúvida? A equipe da DR Móveis está pronta para lhe ajudar num projeto exclusivo de móveis sob medida em Caxias do Sul e região.