Foi-se o tempo em que a cozinha era um ambiente apenas para o preparo de refeições. Hoje em dia fica quase impossível imaginar um encontro de amigos, por exemplo, sem ter a cozinha como peça central dessa confraternização. “Socializar” e “reunir’ tornaram-se os principais atributos desse local tão importante da casa. Mesmo assim, muitas pessoas ficam com dúvidas sobre a melhor maneira de integrar ambientes com a cozinha. Este artigo vai trazer algumas dicas e mostrar possibilidades para você, que tem interesse num projeto sob medida de cozinha integrada ou apenas está em busca de ideias para repaginar a sua.

Viabilidade
Se a sua casa ou apartamento conta com paredes que dividem os ambientes com a cozinha e você gostaria de torná-la integrada, o primeiro passo é procurar um arquiteto para que seja feito um estudo técnico, que irá apontar se existe tal viabilidade.

Amplitude de espaço
A maioria dos imóveis mais recentes já contam, na sua concepção de projeto, com cozinhas integradas. Justamente por proporcionar a sensação de amplitude, independentemente do tamanho do apartamento. Sendo assim, se você está procurando um imóvel para comprar, é bem provável que ele já conte com essa pré-disposição de ambiente.

Móveis sob medida
Outro ponto indispensável no projeto de uma cozinha, seja integrada ou não, é o planejamento do mobiliário. Começando pelo aspecto funcional, os móveis da cozinha trazem mais praticidade e organização, especialmente no que diz respeito aos armários e nichos para instalar equipamentos como microondas, geladeira, forno e cooktop. A escolha de como separar os ambientes, a utilização ou não do modelo “cozinha americana” e até mesmo opções de bancada são alguns dos pontos a seres pensados e discutidos durante o projeto de móveis sob medida.

Foco na iluminação
Na ausência de paredes e outras divisórias, a iluminação ganha a possibilidade de percorrer livremente os espaços. Por isso, a iluminação de uma cozinha integrada deve ser pensada de forma a valorizar o espaço, deixando tudo bem visível e ainda, se possível, permitir a entrada de luz natural. Você também pode trabalhar com LED’s embutidos em alguns móveis para melhorar a iluminação e tornar o ambiente mais aconchegante.

Como você pôde acompanhar, as cozinhas integradas são uma excelente forma de valorizar a casa. No dia a dia, geram comodidade através da amplitude de espaços que, por sua vez, proporciona melhor circulação entre os ambientes; além de ser uma ótima opção para desfrutar de bons momentos entre amigos.

A DR Móveis desenvolve há mais de 10 anos projetos de móveis sob medida em Caxias do Sul e região. Para solicitar uma visita técnica, clique aqui.